Setup Menus in Admin Panel

A Gravidez tardia, ocasiona maiores riscos obstétricos?

Com o passar dos anos reprodutivos, a fecundidade da mulher apresenta expressivo declínio, devido a mudanças na qualidade dos ovócitos, frequência e eficiência da ovulação, função sexual, saúde uterina e risco de complicações gestacionais.

A gravidez em idade avançada predispõe a maiores riscos obstétricos, tal risco é decorrente tanto da própria senilidade ovariana, quanto da frequência aumentada de doenças crônicas pré-existentes, fato que aumenta com decorrer da idade.

O Ministério da Saúde considera fator de risco gestacional preexistente a idade materna maior que 35 anos. Essas gestações tardias, ocasionam maiores riscos e complicações relacionadas à gravidez e ao parto e podem ser atribuídos ao aumento da frequência de doenças crônicas e pior condição física.

Estas mulheres estarão mais sujeitas a hospitalizações mais frequentes, maior incidência de pré-eclâmpsia.  Hipertensão arterial e ainda terão chance aumentada para abortamento espontâneo, onde 40 a 60% desses terão alterações cromossômicas.

Karla Cerávolo – Organização De Umbiguinho a Umbigão

Photo by freestocks on Unsplash

3 de agosto de 2020