Setup Menus in Admin Panel

A importância do acompanhamento psicológico na gestação

Sabemos que a gestação é um momento de grandes mudanças na vida da mulher, do casal e da família. Para que essas transformações aconteçam de uma forma mais suave, é essencial que a mulher seja acompanhada por um psicólogo perinatal, especialista na psicologia focada na gestação, parto e pós-parto.

A construção do processo gestacional começa na nossa própria gestação – como fomos geradas, a via de parto, o vínculo com nossa mãe, a amamentação, a infância e a maneira como idealizamos a maternidade.

Ao longo das 40 semanas de gravidez, não é somente o corpo que passa por mudanças: são modificados aspectos físicos, psíquicos, cognitivos e sociais. Porém, muitos profissionais de assistência da saúde têm em mente somente o cuidado fisiológico com o pré-natal obstétrico, deixando de lado os outros fatores, tão fundamentais quanto a saúde da mãe e do bebê.

À medida em que as semanas gestacionais avançam, emergem os mais diferentes sintomas, como enjoos, azia e sono. É um período de intensas transformações: não somos as mesmas mulheres, e não sabemos em quem estamos nos transformando, pois são rápidas e constantes as mudanças, assim como o aumento da barriga.

Emoções também se manifestam, tanto pela alegria da descoberta, quanto pela preocupação pela vida que está por vir. Será que vou conseguir segurar o bebê? Será que ele vai ser saudável? Meu corpo voltará ao normal rápido? Serei uma boa mãe? Saberei educar? Manterei meu trabalho após a licença maternidade? Meu marido ainda me desejará? Teremos recursos financeiros suficientes para criar com dignidade uma criança?

Todos esses questionamentos vêm em conjunto com os sintomas e se misturam com as mais diversas preocupações. Ficamos sensíveis, irritadas, carentes e muitas vezes não valoramos essas sensibilidades… por isso o acompanhamento é fundamental. Precisamos nos reconhecer em meio a tantas mudanças; saber o que é “normal” durante esse período, como podemos ajudar a mulher, o marido e todos envolvidos com a gravidez a vivenciar esse momento de maneira saudável e proveitosa.

O cuidado não deve ficar restrito à saúde física, pois sabemos o quanto a saúde emocional impacta a fisiologia do corpo, e na mulher grávida isso fica ainda mais evidente. O profissional indicado para caminhar com ela nesse período é o psicólogo especialista no começo da vida!

Mariana Saloio

Psicóloga Perinatal na Organização De Umbiguinho a Umbigão

Foto de Leah Kelley no Pexels

3 de agosto de 2020