Setup Menus in Admin Panel

Floortime – Desmistificando o Autismo

181 ALUNOS

Floortime – Desmistificando o Autismo e Identificando as Abordagens Mais Adequadas a Cada Indivíduo.

O modelo Floortime é uma estrutura que ajuda profissionais da saúde, pais e educadores a terem uma avaliação compreensiva e a desenvolver um programa de intervenção adaptado as dificuldades e potencialidades das crianças com autismo e outros desafios de desenvolvimento. Os objetivos do modelo Floortime, são construir bases saudáveis para as capacidades sociais, emocionais e intelectuais ao invés de focar em habilidades e comportamentos isolados.

 

Mais informações do Curso Online: (62) 99632-9085
Dúvidas? Nos contate agora por Whatsapp

 

 

Para fazer o curso online Desmistificando o Autismo clique no botão INSCREVA-SE

Ementa do Curso

Currículo :

Resenhas do Curso

4.8

4.8
8 ratings
  • 5 stars7
  • 4 stars0
  • 3 stars1
  • 2 stars0
  • 1 stars0
  1. Curso Concluído. Parabéns pela seriedade do Instituto Suassuna.As informações muito contribuíram para esclarecer dúvidas,responder questões propostas e motivar-me a buscar conhecimento a respeito do tema em questão.

  2. 3

    O conteúdo do curso é bom, mas faltou passar o material dado pela professora, e melhorar o áudio e a qualidade dos vídeos.

    • Olá Juliana. No Floortime, optamos pelo dinamismo de uma palestra presencial, ou seja, captamos o curso diretamente de uma turma presencial. Perdemos em alguns quesitos técnicos mas ganhamos em interação social com a turma presencial, o que traz uma geração de valor maior também para o online. Os materiais contém casos clínicos e a palestrante não pode liberar nem para o presencial, ela apenas demonstrou, por se tratarem de crianças, mesmo protegendo as identidades, no ambiente online não há como reproduzir os exemplos.

  3. Uma nova perspectiva para o autismo

    5

    O curso desmistificando o autismo vem abordar um modelo desenvolvimentista que procura compreender o individuo com autismo como todo e não por partes. A palestrante Patrícia Piaccentini traz no módulo introdutório que toda criança com o transtorno do espectro autista (TEA) apresenta um transtorno de modulação sensorial (TMS) que caracteriza-se pela capacidade de regular e organizar o grau, a intensidade e a natureza das respostas da entrada do estímulo sensorial ao qual chega no cérebro, de uma forma graduada e adaptativa, tendo em conta as seguintes propriedades dos estímulos: modalidade, intensidade, frequência, duração, complexidade e novidade. Além disso, as crianças com TEA apresentam um complexo distúrbio de desenvolvimento que envolve as dificuldades com a interação social, a linguagem, o plano emocional e o motor.
    Ao decorrer dos vídeos, pode-se verificar a importância de traçar o perfil da criança com base nos seus sentidos (olfato, audição, visão, tato, paladar, proprioceptivo e vestibular), tendo em vista que ele fornece explicações para os comportamentos dessas crianças. Para exemplificar, uma criança que não consegue olhar para os pais, pode ser explicado pela altura deles, porque eles são muito altos e erguer a cabeça para os autistas é uma tarefa muito difícil (sistema vestibular). Os terapeutas, familiares ou educadores que convivem com essa criança devem entender que o comportamento é uma comunicação que ocorre por razões, observe a questão sensorial, evite o “achismo” e procure estabelecer um sistema funcional de educação.
    No módulo 4 traz o modelo DIR, o D (desenvolvimento funcional) o desenvolvimento da criança não está numa área isolado, mas inserido em um ambiente que vai desenhar o desenvolvimento das capacidades que incluem o emocional social, cognitivo, linguagem, motor e a função sensorial; I (diferenças individuais) cada criança tem diferenças únicas nos setores psicológicos, neurológicas, linguagem e integração sensorial e por o R (relação) princípio de que os relacionamentos da criança com seus pais, professores, terapeutas, colegas, dentre outros, vão definir a capacidade desta criança de aprender e de se desenvolver. A criança é avaliada pelos níveis funcionais de desenvolvimento sócio emocional: 1- Interesse pelo mundo (referência social e atenção); 2- Vínculo afetivo (relacionamento e equilíbrio emocional); 3- Círculos de comunicação (ida e volta); 4- Capacidade de solucionar problemas; 5- Criar e elaborar ideias; 6- Construir pontes no meio das ideias.
    Também é fundamental conhecermos o que as acomodações sensoriais para cada autista o que excita (desregula) e o que acalma (regula) para criarmos ambientes que promova aprendizagem, assim considerando seus sentidos como elemento chave para absorção do conteúdo. Pensar na adaptação educacional sem considerar o seu perfil sensorial é colocar o plano de ação inviável. Logo, deve-se considerar o desenvolvimento que o individuo se encontra, bem como as três capacidades fundamentais para o desenvolvimento (ativar, organizar e integrar). Para ativar tenho que usar elementos de interesse da criança “ex. um personagem”, o que a criança entende, vê, escuta e o que ela descobre para utilizar a informação com propósito. No segundo momento seria organizar seja o corpo ou sua visão (através das fichas auxiliando sua previsibilidade) e por fim integrar o conhecimento. Portanto, para construir-se o aprendizado vai depender das capacidades do desenvolvimento emocional, processamento auditivo, linguagem, das capacidades do espaço visual e do processamento regulatório do sistema sensorial.
    Além disso, vamos nos deparar no contexto escolar com a mediação e para entendermos melhor essa função, devemos entender que toda ação que faço existe a práxis que conectará esses neurônios. Isto é, se eu faço pela criança a atividade, sou eu que estou conectando esse neurônio e não a criança. Por isso, devemos ser auxiliares nesse processo e não autores, assim proporcionando um plano de ação que seja especifico e no nível de cada um eles tendo os pais como co-terapeutas desse processo.

  4. 5

    Gostei muito do curso e já está fazendo diferença em minhas práticas psicopedagógicas. Recomendo.

    Obs.: Na expectativa por outros módulos.

  5. 5

    Maravilhosoooooo!
    Aprendi muito com a Patrícia!
    Reavaliei todos os meus conceitos sobre desenvolvimento!

  6. Curso maravilhoso!

    5

    Curso maravilhoso! Encantada com o modelo e com a riqueza de conteúdos e vivências da palestrante! Um show! Obrigada por nos permitirem conhecer sobre o modelo nesta plataforma.

  7. 5

    Recomendo esse curso por demonstrar o floortime, e um novo conceito de aprendizagem sobre o desenvolvimento

  8. 5

    Curso muito enriquecedor! Maravilhoso!