Setup Menus in Admin Panel

Saiba Mais Sobre a Fisioterapia Pélvica

A fisioterapia pélvica atua na prevenção e na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, ou seja, todos os problemas que envolvam a musculatura do períneo.

As funções do assoalho pélvico são: Sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, e na gestante também precisa sustentar o bebê); continência urinária; continência fecal ; função sexual e estabilidade da pelve.

Como qualquer músculo do nosso corpo, a musculatura do nosso assoalho pélvico deve ser exercitada como um todo. É necessário termos o controle muscular, trabalhando não só a contração (força), mas também o relaxamento, resistência, explosão e coordenação. Importante avaliarmos a postura, a respiração e toda a biomecânica corporal, desta forma conseguimos manter a FUNCIONALIDADE!

A fisioterapia conta com vários recursos visando o tratamento conservador nas diversas disfunções pélvicas como por exemplo, a incontinência urinária e fecal, a retenção urinária, constipação, dores pélvicas, vaginismo, vulvodínia e atua também na gestação e puerpério.

Em média de 30% a 50% das mulheres não conseguem contrair corretamente a musculatura pélvica, muitas vezes contraindo musculatura acessória (ex.: glúteos, coxas, abdômen).

É importante uma avaliação com um fisioterapeuta especializado na área pélvica para que você consiga executar os exercícios corretamente e de forma individualizada.

Se esse assunto te interessa fica o convite para conhecer a Especialização em Psicologia Perinatal e Obstétrica (terceira turma com início em 2021) e a Especialização em Reprodução Humana (segunda turma em 2021) do Instituto Suassuna.

Denise Saquetto – Especialista em Fisioterapia Pélvica Funcional em Adultos e Crianças – HC-FMUSP. Mestranda em Ciências da Saúde – FMABC
Clique aqui e confira o perfil do Instagram da autora.

16 de janeiro de 2021